Entendendo o processo do transplante renal

Quando há a necessidade de um paciente precisa realizar o transplante renal, é porque já sofre de doença renal crônica, o que tira significativamente a qualidade de vida do indivíduo, levando esta pessoa a realizar hemodiálise conforme indicação do médico especialista.

O problema renal consiste na incapacidade dos rins de produzir de maneira completa ou parcial, suas funções; o que causa desta forma um desequilíbrio no organismo.

Quando a pessoa recebe um rim saudável, é possível a partir daí, voltar à rotina normal e levar uma vida normal, sem ajuda de máquinas.

O transplante renal é considerado uma técnica de alta complexidade, por isso também a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional, pois o paciente transplantado, após a realização do procedimento precisa ter o atendimento desta equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeuta e etc.

Somente após o tempo necessário de avaliação e exames complementares, o paciente poderá receber alta.


Como os pacientes entram na fila de espera para transplante

Pacientes com problema renal crônico, candidatos ao transplante precisam passar pelo ambulatório de nefrologia da entidade para que o rastreio seja feito.

Estas pessoas são acolhidas pela equipe multidisciplinar que inicia uma entrevista prévia, avaliando exames anteriores e histórico médico. Este paciente será acompanhado durante todo processo até sua alta após a realização do procedimento/transplante.

Após a avaliação médica e multiprofissional é que será dado o encaminhamento para realização do transplante. Neste período, o paciente continua em tratamento.

 

Saiba mais: 

Dr. Conrado Menegola faz parte da equipe de transplantes do HSJosé, que é credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e pelo Sistema Nacional de Transplante para atuar na área, assim como todos os médicos que participam dos procedimentos de Transplantes.

MATÉRIAS

Primeiro transplante renal realizado em Criciúma/SC.

Último final de semana de 2019 marca o primeiro transplante renal do Sul do Estado

 

Dr. Conrado Menegola realizando transplante renal em Criciúma no Hospital São José:

Em uma semana, Hospital São José realiza dois transplantes renais


Dr. Conrado Menegola e equipe de transplantes realizam três transplantes renais em um único final de semana no Hospital São José (HSJ)

Dr. Conrado Menegola e equipe de transplantes próximos de realizar o 10º transplante renal no Hospital São José (HSJ)

Entrevista com Dr. Conrado Menegola – Hospital São José realiza seu 10º transplante renal