• Hiperplasia Prostática Benigna

    O que é?

    A hiperplasia prostática benigna (HPB) caracteriza-se pelo aumento benigno da próstata, portanto se diferenciando do câncer. Com o avançar da idade a próstata aumenta naturalmente de tamanho, mas nem todos os homens vão apresentar sintomas urinários. Quando este crescimento comprime o canal da urina (uretra), causa sintomas como jato urinário fraco, dificuldade de esvaziamento da bexiga, aumento da frequência do número de idas ao banheiro.

    Como se faz o diagnóstico?

    O diagnóstico se faz através da história clínica, exame físico e complementada por exames como o PSA e ultrassonografia da próstata.

    Como é feito o tratamento?

    O tratamento inicial pode ser feito com uso de medicamentos via oral que ajudam no esvaziamento da bexiga e reduzem o tamanho da próstata. Quando há sintomas mais graves ou complicações, o tratamento cirúrgico é mais indicado, podendo ser feito por via endoscópica através da uretra (sem corte) ou, quando a próstata for muito grande, através de cirurgia aberta (com corte) para retirada do tecido prostático em excesso que comprime a uretra.