O que é?

O câncer de rim é uma neoplasia maligna que surge na maior parte das vezes de transformação das células dos túbulos renais, que passam a se proliferar de forma anormal e podem inclusive em alguns casos invadir outras partes do corpo (metástases).

Quais são os sintomas?

Pode se apresentar com uma variedade de sintomas, desde sangue na urina, dor nas costas, dilatação de veias do cordão espermático (varicocele), até anemia, disfunção hepática, febre e alterações laboratoriais. No entanto, muitos dos pacientes não apresentam sintoma algum e têm o diagnóstico após realização de exames de imagem.

Quais os fatores de risco?

Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, obesidade, tabagismo. Algumas síndromes genéticas também aumentam o risco de desenvolver câncer renal, além de insuficiência renal crônica e pacientes em hemodiálise.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ultrassonografia abdomina, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Qual o tratamento?

O tratamento depende principalmente do estágio do tumor; aqueles em estágio inicial, quando o tumor se localiza somente no rim, são preferencialmente tratados por cirurgia com remoção do rim (nefrectomia radical) ou somente do tumor se factível (nefrectomia parcial).

Este procedimento cirúrgico é melhor realizado através de via laparoscópica, com benefícios incluindo menos dor e cicatrizes, menor tempo de internação hospitalar e recuperação mais rápida.

Em estágios mais avançados, quando as células cancerígenas se espalharam para outros órgãos (metástases), o tratamento pode envolver outras abordagens associadas, como uso de terapia antiangiogênica ou imunológica.

0 users found this usefulWas this information useful?Yes