O que é?
São as chamadas “pedras nos rins”, sendo uma condição causada pelo acúmulo de cristais no sistema urinário, ocasionado quando a urina apresenta grandes quantidades de substâncias como cálcio, oxalato ou ácido úrico.
Quais são os sintomas?
A dor é o principal sintoma, ocorrendo de forma intensa e súbita, principalmente quando o cálculo se desloca à bexiga. A dor geralmente inicia nas costas e se irradia para o abdome inferior e testículos/vagina. Outros sinais e sintomas que podem ocorrer são urina com sangue, aumento do níumero de idas ao banheiro para urinar, náuseas e vômitos. Cálculos pequenos e localizados nos rins podem ser assintomáticos, não causando sintoma algum.
Como é feito o diagnóstico?
O melhor exame para o correto diagnóstico é a tomografia computadorizada, que mostra o tamanho, localização e dureza do cálculo.
Qual o tratamento?
O tratamento depende do estado clínico do paciente e das características da pedra, como o tamanho, localização, dureza. Muitas vezes o cálculo é eliminado espontaneamente, Quando isto não ocorre, deve-se proceder a remoção cirúrgica, geralmente realizada por via endoscópica através da uretra (sem corte). Cirurgias maiores são exceção mas podem ser necessárias em cálculos grandes.