O que é?
A próstata é um órgão do aparelho reprodutor masculino, responsável pela produção de fluidos que nutrem os espermatozóides. O câncer de próstata desenvolve-se a partir de mutações nas células prostáticas, levando a uma transformação cancerígena. No Brasil, o câncer da próstata é o segundo mais comum em homens, e ainda apresenta altas taxas de mortalidade.
A maioria dos cânceres da próstata evoluem lentamente e não causam sintomas. Acomete em sua maioria homens a partir dos 65 anos de idade, com uma idade média de diagnóstico de 69 anos.
Quais são os sinais e sintomas?
Geralmente o câncer de próstata não causa sintomas nas fases iniciais, por isso da importância da detecção precoce com exames preventivos como o exame de PSA e o toque retal. Quando ocorrem, os sintomas geralmente são: sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, jato urinário fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária.
Caso a doença tenha se disseminado, podem ocorrem dormência nas pernas e pés, dor nas costas e quadril.
Qual o tratamento?
O tratamento depende de diversos fatores, principalmente do estágio em que a doença se encontra, características do tumor, da idade do paciente e de suas preferências, devendo ser uma decisão tomada em conjunto entre médico assistente e paciente.
Existem vários tratamentos disponíveis, incluindo entre eles a prostatectomia radical, que consiste em procedimento cirúrgico da retirada da próstata e vesículas seminais por meio de incisão abdominal.